segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Música


A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.
A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.
A música ainda beneficia na fala, através das músicas infantis como "roda-roda", "o sapo não lava o pé" e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido..
O poder de concentração que a música traz para a criança é um dos grandes benefícios em introduzí-la desde cedo em algum instrumento.

Hábito da Leitura


É uma atividade que vai estimular, firmar ou mesmo fazer com que elas, tomem o gosto de vez pela leitura.

O primeiro passo é conversar com a criança e descobrir que tipo de história ela mais gosta, depois disso leia você mesmo o livro.Deixe que ela veja você lendo. Se fizer isso sutilmente, será melhor ainda. Não tente chamar atenção para o fato de estar lendo, especialmente se você não tem o hábito de ler regularmente, pois ela pode perceber o artifício e estragar a tática. Se o adulto é do tipo que gosta de ler e ela já sabe disso, então pode agir de forma natural. Ao ler o livro, procure demonstrar as emoções que sente a partir do que está lendo. Isto é, ria, faça comentários baixinho como se estivesse falando sózinho etc., Isso vai deixá-la bastante curiosa.

domingo, 6 de abril de 2008

Berçário


O espaço do berçário é ocupado quase totalmente pelos berços, restando poucas possibilidades para a exploração e locomoção do bebê. Com colchonetes e móveis baixos, permitem ao educador, observar todo o movimento da sala e do bebê. De forma que o bebê pode ir tranquilamente buscar seu objeto, pois está vendo que o educador continua na sala. Os espaços e os objetos devem estar a favor do desenvolvimento sadio dos bebês, proporcionando-lhes experiências novas e diversificadas.

O primeiro dia de aula


A ida dos filhos para a escola, é um processo que gera muitas dúvidas e incertezas para os pais. Preocupações como a instituição adequada, nesse novo ambiente são corriqueiros para a maioria das famílias. Um dos aspectos positivos é o convívio em novo ambiente, longe dos familiares, acontece a solicialização, pois há apredizagem em dividir o espaço, brinquedos e atenção dos adultos.

domingo, 30 de março de 2008

Uma boa alimentação é fundamental



A cozinha interna da escola prepara diariamente o lanche aos alunos que assim o desejarem, seguindo uma dieta balanceada elaborada por uma nutricionista.

Como fazer aflorar a criatividade das crianças



A presença dos espaços do ateliê e dos mini-ateliês possibilita cotidianamente haver contato com vários materiais, valorizando assim a expressividade, a criatividade da criança.

Espaço Pedagógico



O ambiente na educação infantil é organizado e estruturado para facilitar as relações e os encontros entre adultos e crianças, e entre elas próprias. É um espaço facilitador para as experiências do jogo, das descobertas e das buscas.

terça-feira, 25 de março de 2008

O que é a Educação Infantil?




A Educação Infantil, parte integrante da Educação Básica, é uma das áreas educacionais cuja demanda tem sido crescente. Considera-se como Educação infantil, o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos.
É importante para o desenvolvimento da criança a participação da família, o trabalho coordenado da equipe de educadores e auxiliares e o ambiente educativo, como um espaço adaptado às necessidades das crianças.